Dia Mundial do Autismo

DIA MUNDIAL DE CONSCIÊNTIZAÇÃO DO AUTISMO

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado, anualmente, no dia 2 de abril, e é uma oportunidade para se conhecer mais a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo, como é conhecido popularmente. O TEA é bastante complexo e os indivíduos não apresentam um quadro-padrão de desenvolvimento, sendo possível observar diferentes manifestações.

De maneira geral, as pessoas com TEA apresentamdificuldade de interação social e interesses restritosou repetitivos.Vale salientar que algumas pessoas podem ter o TEA e desenvolver-se de maneira totalmente independente; outras, no entanto, podem necessitar de atenção para a realização de atividades por toda a sua vida. Apesar de não haver cura, terapias são fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo e sua maior independência.

Todo ano, a data é marcada por um tema diferente. Em 2020,  o tema é “Respeito para todo o espectro” e reforça a necessidade de entendermos a complexidade do TEA e que nenhum indivíduo é afetado da mesma forma. Assim sendo, todos merecem respeito.

Data de Publicação: domingo, 02 de abril de 2023