Conscientização e educação Ambiental

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o CIM Noroeste estão empenhados em conscientizar e educar os agricultores sobre a queima de palha e a necessidade de obter licenciamento ambiental. Eles fornecem orientações sobre os horários adequados para a queima, levando em consideração condições climáticas, e destacam a importância de estar regularizado perante o órgão ambiental. O objetivo é promover práticas agrícolas sustentáveis, preservar recursos naturais e garantir a saúde ambiental e da população.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Noroeste (CIM Noroeste), desempenha um papel fundamental na conscientização e educação ambiental dos agricultores da região. Seu principal objetivo é promover a preservação e o uso sustentável dos recursos naturais, em especial no que diz respeito à prática de queima de palha.

Através de programas e iniciativas específicas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o CIM Noroeste trabalham em estreita colaboração com os agricultores, oferecendo informações e orientações importantes sobre os horários adequados para realizar a queima de palha, levando em consideração aspectos climáticos, índices de umidade e ventilação.

Além disso, é enfatizada a importância do licenciamento ambiental para garantir que as atividades agrícolas estejam devidamente regularizadas perante o órgão ambiental competente. Os agricultores são instruídos sobre os procedimentos necessários para obter a licença ambiental, fornecendo informações sobre documentação exigida, prazos, taxas e as vantagens de estar em conformidade com a legislação ambiental.

Essas ações de conscientização e educação ambiental visam promover uma relação equilibrada entre o desenvolvimento agrícola e a preservação dos recursos naturais. Através da informação e do diálogo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o CIM Noroeste incentivam práticas agrícolas sustentáveis, promovendo a conservação da biodiversidade, a qualidade do ar e a saúde da população.

Ao trabalhar em estreita colaboração com os agricultores, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o CIM Noroeste reforçam a importância da responsabilidade ambiental e promovem a conscientização sobre a necessidade de preservar e proteger o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.

Data de Publicação: quinta-feira, 22 de junho de 2023